OBJECTIVO - TARGET - ÁMBITO - 目的


Este Blog destina-se a trocar ideias relativas à Gestão de Risco e a Previsões de Evolução dos Mercados Financeiros
This Blog is intended to exchange ideas related with Financial Markets Risk Management and Forecasts
Este Blog está destinado a intercambiar ideas relativas a la Gestion de Riesgos y Previsiónes de Tendencias en los Mercados Financieros
このブログは、リスクマネジメントおよび金融市場動向に関する意見交換の場を設けることを目 的としています


ESTUDOS E MENSAGENS
STUDIES & MESSAGES
ESTUDIOS Y MENSAJES
研究とメッセージ

Petróleo e Gás Natural / Previsão - Forecast / 23-Abr-2010 0 comentários

Após uma semana terrível para os mercados com os receios da Grécia, deixo-vos mais uma análise do S&P e do DAX.
Esta semana consegui também realizar trabalho idêntico para o Petróleo Light e para o Gás Natural.
Tenha uma boa semana!
After a terrible week for the markets, with fears of Greece, I leave to you one more analysis of the S&P and DAX.
This week I could also perform the same work for the Crude Oil and Natural Gas.
Have a nice week!

Después de una semana terrible para los mercados, con los temores de Grecia, vos dejo con un nuevo análisis del índice S&P y DAX.
Esta semana también tuve la oportunidad de realizar el mismo trabajo para el Crude Oil y el Gas Natural.
Tenga una buena semana!

DAX30, S&P500 e IBEX35 / Previsão - Forecast / 16-Abr-2010 0 comentários

Considerando a forte queda de sexta-feira passada verificou-se uma quebra do limite estimado para o DAX o que em si mesmo é motivo para nova análise. Como o S&P é um indicador também importante e se aproximou do limite resolvi também refazer o seu estudo. Como novidade apresento esta semana o IBEX que pode ser relevante para os visitantes do blog. No caso do BCP não repeti a análise pois é um titulo que normalmente não acompanho.

Taking care of the strong falling from Friday there was a break on the estimated limit for DAX which in itself is reason for further examination. As S&P is also an important indicator and it was approached the minimum threshold I also decided to redo its study. As new I present this week the IBEX that may be relevant to the visitors of this blog.
Teniendo en cuenta la fuerte caída de viernes passado se ha produzido una ruptura del límite estimado para el DAX que en sí mismo es motivo para actualizar sua análisis. Mientras que el S&P es también un indicador importante y se acercó al límite decidi también rehacer su estudio. Junto a la presentación esta semana la novitá del IBEX que puede ser de interés para los visitantes del blog.

BCP / Previsão - Forecast / 13-Abr-2010 3 comentários

A previsão para o BCP que tinha feito anteriormente está a causar alguma confusão porque o método de análise apresentava algumas deficiências. No anterior método o número de períodos previstos era muito superior o que o levava a divergir da solução. Também, não era utilizado um método de validação, ou seja era admitido como correcto que o desvio padrão era o erro máximo que aconteceria. É verdade que o método antigo até nem se comportava mal para activos pouco voláteis. No fundo utilizava uma técnica idêntica à utilizada pelas bandas de bollinger!
Publico agora a previsão pelo novo método. Apreciem a diferença! Agora posso afirmar que com um erro máximo previsível de 95% acertarei na solução. Atenção pois quando o método erra o desvio pode ser grande! Há que usar stops (quem gostar)!
A evolução seguinte que já tenho em desenvolvimento é avaliar quanto poderá ser esse desvio (recorrendo a Stress Tests).
Espero ter ajudado com este esclarecimento, senão vão perguntando.;)

S&P500 e DAX30 / Previsão - Forecast / 09-Abr-2010 5 comentários

O prometido é devido!
Voltei a publicar o S&P e o DAX pois, face às questões levantadas, são os mais utilizados pelos frequentadores do Blog. É agora também realizada uma simples descrição da metedologia utilizada.
Peço desculpa pelos textos estarem em inglês mas torna-se uma lingua mais universal. A pedido poderei fornecer os mesmos noutra língua e estou sempre disponível para esclarecimentos.

Novo Software 0 comentários

Estou a desenvolver um novo software mais fiável que me está a consumir bastante tempo e me tem impedido de colocar novas previsões.
Conto voltar durante o fim de semana com novidades!:) Estejam atentos e apareçam a partir de domingo pois já haverá novidades.

Euribor 6 meses / Previsão - Forecast / 06-Abr-2010 0 comentários

Por motivos imprevistos tive que me ausentar por uns dias. Cá estou de volta de novo e com a Euribor. Para compensar, na próxima semana tenciono apresentar melhoramentos técnicos que permitem fazer previsões a um prazo superior. Continuem a aparecer!