OBJECTIVO - TARGET - ÁMBITO - 目的


Este Blog destina-se a trocar ideias relativas à Gestão de Risco e a Previsões de Evolução dos Mercados Financeiros
This Blog is intended to exchange ideas related with Financial Markets Risk Management and Forecasts
Este Blog está destinado a intercambiar ideas relativas a la Gestion de Riesgos y Previsiónes de Tendencias en los Mercados Financieros
このブログは、リスクマネジメントおよび金融市場動向に関する意見交換の場を設けることを目 的としています


ESTUDOS E MENSAGENS
STUDIES & MESSAGES
ESTUDIOS Y MENSAJES
研究とメッセージ

BCP / Previsão - Forecast / 13-Abr-2010

A previsão para o BCP que tinha feito anteriormente está a causar alguma confusão porque o método de análise apresentava algumas deficiências. No anterior método o número de períodos previstos era muito superior o que o levava a divergir da solução. Também, não era utilizado um método de validação, ou seja era admitido como correcto que o desvio padrão era o erro máximo que aconteceria. É verdade que o método antigo até nem se comportava mal para activos pouco voláteis. No fundo utilizava uma técnica idêntica à utilizada pelas bandas de bollinger!
Publico agora a previsão pelo novo método. Apreciem a diferença! Agora posso afirmar que com um erro máximo previsível de 95% acertarei na solução. Atenção pois quando o método erra o desvio pode ser grande! Há que usar stops (quem gostar)!
A evolução seguinte que já tenho em desenvolvimento é avaliar quanto poderá ser esse desvio (recorrendo a Stress Tests).
Espero ter ajudado com este esclarecimento, senão vão perguntando.;)

3 comentários:

  1. Gostei do nova previsão!
    Interessante ver a solução apresentada Manuel.
    Bons investimentos
    Marco Ribeiro

  2. Vamos lá ver o efeito Sonangol nas suas previsões! Prever preços sem levar em consideração as expectativas dos agentes do mercado não sei não! Apenas em dados históricos não me parece que vá lá!

  3. Está bem observada a hipótese da Sonangol ou de outra similar! Obviamente que estes casos são algumas das situações que podem provocar ocorrencias fora do normal. Lembro que estes acontecimentos acontecem em menos de 95% das vezes, logo respeitam as regras estabelecidas por mim. Daí ter alertado que por vezes quando os desvios acontecem saiem muito fora dos limites calculados e da necessidade de usar stops. Estamos obviamente a falar de probabilidades e não de certezas pois bolas de cristal não existem!=)=)
    Abraço.